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Deuses e Religião

 

Religião

 

Runescape contém sua própria religião.
No mundo de Guilenor existem quatro tipos de divindades. Os Deuses anciães, Os Deuses, os Deuses secundários e os Deuses do deserto. Apesar de serem divididos nessas classes, antes da 3ª era, os três últimos tipos de deuses conviviam ao mesmo tempo, logo puderam influenciar uns nos outros.

Deuses Anciãos

 

Os Deuses Anciãos não deixaram pistas sobre suas ações no universo. Apenas se sabe, por Guthix, que foram eles que primeiro criaram o universo e suas dimensões. Guthix apenas tomou o que estava criado e remodelou-o.

Deuses Principais

 

Guthix

Guthix é o Deus da tranqüilidade e do equilíbrio. O desejo de Guthix é único: igualidade total. Guthix não é homem nem mulher. Guthix é comumente referido como “ele” devido à predominância do masculino na língua portuguesa. Ele não é bom, nem mau, e se usa de ambos os lados para atingir o equilíbrio com os deuses.
Após encontrar o universo criado pelos Deuses Anciães, modelou Guilenor a seu desejo, e permitiu as raças que já viviam em Guilenor tomar seu próprio caminho, inclusive os, já existentes Dragonkin. Guthix então entrou num sono profundo, escondendo-se na Pedra Mística de Jas. Quando acordou, viu Saradomin e Zamorak destruindo Guilenor por causa das Guerras Divinas. Para impedir as guerras, Guthix proibiu os outros deuses de entrarem em Guilenor e renomeou a terra como RuneScape. Porém os seus adoradores ainda permaneceram em Guilenor , e as Guerras Divinas poderiam apenas acontecer na Dimensão dos Deuses. Após terminar as Guerras Divinas, Guthix entrou num estado depressivo a ponto de chorar. Suas lágrimas escorrem até hoje numa caverna(Lágrimas de Guthix), e têm propriedades curativas e até a capacidade de retornar vida aos mortos.
Guthix é comumente representado como uma caveira com cabelos flutuante, no entanto Guthix é um transmorfo, e pode tomar a forma que desejar. Surgiu como uma borboleta em Guilenor. Quando os humanos chegaram em Guilenor, ele apareceu como um homem. Apesar de Guthix não ter um símbolo, os seus adoradores utilizam uma cobra apontada para cima para representá-lo.
Evidências dizem que Guthix é o mais forte dos Deuses, seguido de Zaros. No entanto a comparação é impossível pois Guthix permanecia em seu sono durante o tempo que Zaros esteve em Guilenor.
Guthix é o único deus de Guilenor. Os outros vieram de outra(s) dimensão(ões). Ele dorme dentro dos planetas, e seu pensamento é “Equilíbrio é Poder”.

Saradomin

Saradomin é o Deus da "ordem, sabedoria e agrado" e é um dos deuses mais populares. Pouco se sabe sobre seu passado, porém ele tem vários adoradores, e há mais igrejas dedicadas a Saradomin do que a Zamorak. A maior parte de seus adoradores reside em Misthalin, Asgarnia, Kandarin e Entrana, porém há vários outros grupos em outras áreas. Ao contrário de Guthix ou Zamorak, seus adoradores consistem quase completamente de humanos. Seu símbolo é uma estrela de prata ou de ouro de quatro pontas.
Apesar de alguns o considerarem um deus bom, alguns de seus adoradores parecem não ser tão bons sob os olhos de outras pessoas. Deve-se constatar que sendo Saradomin o Deus da Ordem (e não do Bem), seus adoradores "têm a liberdade" de matar, roubar e conspirar por um bem maior para a Ordem; apesar da maior parte das guerras instigadas por Saradomin serem descritas como sendo por uma boa causa, a Igreja de Saradomin é de certa forma corrupta, levando a suspeitas nos ensinamentos de Saradomin, ou, pelo menos, nas interpretações destas.
É dito que Saradomin veio a Guilenor enquanto Guthix dormia, junto com Zaros, Armadyl, Bandos e outras divindades. Ele se diz o criador do mundo (apesar das evidências comprovarem Guthix como sendo o criador), revelando uma natureza arrogante e mentirosa por trás de sua imagem. Diz-se também que o primeiro local onde Saradomin pôs os pés na terra foi na ilha de Entrana, mais especificamente no local one hoje se encontra o Altar da Lei, sendo a ilha hoje considerada um local sagrado.
Na segunda era, os territórios de seus adoradores eram a Hallowland, com sua capital Hallowvale na parte sul do que hoje é a Morytania, algumas cidades do deserto kharidiano, e algumas áreas da atual Kandarin. Quando o império de Zaros atingiu seu pico, o Cajado de Armadyl foi roubado dele por um explorador saradominista. Ações tanto dos adoradores de Saradomin quanto de Zamorak (que na época ainda era um mahjarrá) levaram à queda de Zaros, e à ascensão de Zamorak para a condição de Deus. Saradomin participou, junto com Zamorak, da caça aos seguidores de Zaros remanescentes, com o intuito de eliminar os traços deixados por Zaros no mundo, porém Zamorak se voltou contra Saradomin, dando início assim às Guerras Divinas. Acredita-se que Saradomin deu suporte a Zamorak para que este destruísse Zaros, e deu-lhe mais poder, não prevendo que Zamorak se viraria contra ele.
No início das Guerras Divinas, mesmo após Zamorak ter se virado contra Saradomin, este cooperou com Zamorak ocasionalmente para banir os remanescentes adoradores de Zaros. Conforme as Guerras Divinas progrediram, outros deuses como Bandos e até mesmo o pacífico Armadyl entraram na guerra com seus próprios interesses. Curiosamente, mesmo Armadyl tendo sido aliado de Saradomin, pode-se observar na Masmorra da Guerra dos Deuses seguidores de Armadyl lutando contra os de Saradomin, o que retrata o panorama caótico das Guerras Divinas.
As Guerras Divinas vieram ao fim quando Guthix acordou. Os seguidores de Saradomin já se consistiam de humanos quase por completo. Nas segunda e terceira eras, ele também foi adorado por uma raça habitante de Hallowvale atualmente exinta. A última representante dos Icyene é a Comandante Zilyana, general dos exércitos de Saradomin.

Zamorak

Zamorak nem sempre foi um deus. Já foi mortal. ele veio da dimensão de Freneskae junto com os outros Mahjarrás, e era liderado por Icthlarin, apesar de ter se aliado a Zaros.
Era o general Mahjarrá do grande exército do deus Zaros, até que ele e alguns dos seus seguidores mais próximos decidiram se rebelar. Usando o Cajado de Armadyl, Zamorak pôde atingir Zaros pelas costas enquanto seus seguidores (Hazeel, Drakan, Zemouregal, Viggora e outros) lutavam contra os protetores de Zaros. Apesar de Zamorak ter sucedido em atingir Zaros com o Cajado, isso só tornou Zaros mais irritado.
Quando Zaros se levantou,atacou Zamorak.Com tudo o cajado de Armady ,repeliu o ataque causando o banimento de Zaros do mundo atual,Zamorak com o poder de Armady e Zaros tentou assumir o poder total mais foi mal sucedido,pois Armady recuperou o cajado e uma pequena parte do poder de Zaros foi transmitida,pois Zamorak era apenas um mortal e não um Deus. E então Zamorak se tornou um deus. Os outros deuses o baniram, porém ele retornou triunfantemente acreditando que com Zaros fora do caminho, poderia conquistar Guilenor. Os outros deuses declararam guerra contra ele e os remanescentes adoradores de Zaros, dando início às Guerras Divinas. Recetemente Testemunhas dizem que Zaros está vivo procurando por Zamorak.

Deuses Secundários

 

Armadyl

Armadyl é o Deus da pureza, da lei e da paz. Armadyl e Saradomin, considerado seu sucessor, são aliados, ao contrário de Zaros e Zamorak. Adoração a Armadyl atualmente é restrita apenas aos guardiões do Cajado de Armadyl e aos Avianteses remanescentes. Não se sabe o porquê de o número de adoradores ter diminuído tanto, pois Armadyl não perdeu território tão facilmente quanto Zaros, por exemplo. É possível que seus seguidores fizeram uma transição para o Saradominismo, por serem doutrinas semelhantes, ou se extinguiram como a raça Aviante. Esses eram as criações favoritas de Armadyl, apesar de não se ter conhecimento de outras. Os Avianteses foram desginados a tomar conta de seu Cajado, junto com outras relíquias, mas encontraram a extinção durante o cataclismo das Guerras Divinas. Os últimos remanescentes permanecem batalhando até hoje na Masmorra das Guerras Divinas

Bandos

Bandos, também conhecido como o Grande Deus da Guerra, Deus Goblin ou Goblin dos Céus é o Deus da Guerra, e divindade de muitas raças menos inteligentes como goblins e ogros, apesar de orks e ogros saberem seu nome real. Até pouco tempo, Bandos não era conhecido pelos humanos de Guilenor devido ao seu desaparecimento durante as Guerras Divinas. Recentemente tentou reaver seu poder junto aos goblins, e para isso, tentou utilizar-se da personagem Zanik dos Goblins de Dorgeshuun. No entanto, sua tentativa foi frustrada, e um dos poucos itens remanescentes que ligavam Bandos a Guilenor foi destruído.

Marimbo

Marimbo é o deus patrono dos macacos. Foi uma vez o animal de estimação de um deus (acredita-se que de Guthix), e uma vez viu uma poção feita pelo seu mestre e a bebeu, ganhando assim grande saberoria. Por causa disso, ele seguiu para uma ilha, hoje chamada de Atol dos Macacos, onde ele se tornou líder dos macacos lá. A cidade Marim, no Atol tem esse nome em homenagem a ele, e é o único lugar de adoração lá. Acredita-se que seu crânio encontra-se nas catacumbas do tempo, guardada por macacos zumbis. No entanto, não há modo algum de se obter o crânio para estudo, logo as afirmações são infundadas.

Seren

Seren é considerada a Deusa dos elfos, apesar de que ela possa ser considerada o aspecto divino do Anima Mundi. Acredita-se que ela inspirou os elfos a construírem a cidade de Prifddinas do jeito que é, de modo que pudessem se comunicar, se defender e prosperar. Ela também foi a provedora do arco e escudo de cristal. Ela aparenta estar em todos os cristais élficos. Há apenas um altar conhecido à Seren, parecido com os a Saradomin, porém de madeira, e sem símbolos divínos.

Zaros

Seus seguidores ou até não seguidores, não têm certeza se Zaros defendia o bem, o mal ou ambos. Há provas que mostram que havia possibilidades de o mesmo defender o bem , mas também há provas que mostram que também pode defender o mal. Até hoje ninguém tem certeza.
Zaros também é reconhecido como o Deus dos Feitiços Anciãos, ou o Lorde Vazio. Zaros existiu após o sono de Guthix e antes das Guerras Divinas, logo Guthix e Zaros tinham pouco conhecimento um do outro. Zaros já liderou a tribo dos Mahjarrás, vinda da dimensão de Freneskae, um plano de contínua batalha, mas foi traido e eliminado por Zamorak.
Até hoje seu legado ainda é forte, pois Saradomin não menciona nada sobre ele, e Zamorak ainda o teme.

Deuses do Deserto

 

Amascut

Amascut, "A Devoradora", é a Deusa da destruição. Uma vez considerada, no entanto, Deusa do renascimento. Ela se alterou ao perceber seu irmão Ichtlarin trazer os Mahjarrás a Guilenor, causando grande destruição. Ela jurou vingança contra seu irmão e disse que iria trazer obliteração física e espiritual. Foi após essa demência que ela passou a ser temida como A Devoradora.

Apmeken

Apmeken é a Deusa dos Agrados mentais. É a divindade mais alegre, brincalhona, enganadora e inesperada do deserto. Sendo deusa dos agrados mentais, ela pode enganar qualquer um, seja um mago, ou mendigo.

Crondis

Crondis é a deusa dos agrados físicos, parecida com sua irmã Apmeken. Seus adoradores são muitas vezes considerados preguiçosos e lerdos.

Elidinis

Elidinis é a Deusa da Fertilidade e da Bonança, esposa de Tumeken e mãe de Icthlarin e Amascut. Ela proveu o altar em Nardah a Nardarine, a primeira regente de Nardah e fugitiva das Guerras Divninas.

Het

Het é o deus da saúde mental e física, e o mais adorado dos deuses do deserto. Porém acredita-se que tenha sido ele que trouxe a Praga de Sophanem.

Ichtlarin

Icthlarin é o deus da morte. Ele era o líder original dos Mahjarrás. Sua tarefa principal é tomar os mortos e ter certeza de que alcançem o pós-vida, muitas vezes protegendo-os de Amascut, que tenta devorar suas almas.

Scabaras

Scabaras é o deus do isolamento. Foi banido na quarta era do panteão das divindades do deserto, e os Menafites desencorajam a sua adoração.

Tumeken

Tumeken é o deus do Deserto, marido de Elidinis e pai de Ichtlarin e Amascut.
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