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História Do Runescape

História

 

1ª Era - Criação

 

Sabe-se pouco sobre a 1ª Era, pois sobre ela há alguns textos religiosos e relatos escassos apenas. O que se sabe é que a 1ª Era começou com a chegada de Guthix na forma de uma borboleta em Guilenor. Ao chegar, Guilenor já existia pois, acredita-se, havia sido criada pelos Deuses Anciães num período anterior à 1ª Era, os tempos mais obscuros na história de RuneScape. Algumas raças como a dos Tzhaar e Dragonkin já habitavam Guilenor desde os dias antigos e Guthix remodelou essa dimensão conforme ele achou melhor e trouxe outras raças de diferentes dimensões tais como a dos humanos através do chamado Portal da Vida. A 1ª era durou aproximadamente 6 000 anos. Ao final desse período, Guthix se retira para o seu sono, marcando a transição da 1ª para a 2ª era.

2ª Era - Quando os Deuses caminharam

 

Pelo que se sabe a 2ª Era durou aproximadamente 2000 anos. Acredita-se que foi nessa época que as raças mortais começaram as civilizações. Essa era foi marcada pela intensa interação entre deuses e mortais. O que marca o início da 2ª era é a retirada de Guthix para o seu sono e a chegada de outros deuses, em destaque Zaros, Saradomin, Bandos e Armadyl. Zaros se sobressai nesse período como o deus dominante sobre Guilenor. Seu império massivo, com capital no majestoso complexo de templos e cidades conhecido como Senntisten, se estendia desde o sul dos desertos ao norte da atual Terra Selvagem e da atual Morytania até o extremo oeste de Asgarnia. O reinado supremo de Zaros termina com a rebelião liderada pelo general Mahjarrá Zamorak que derrota e bane Zaros dessa dimensão. Zamorak se torna deus e se une a Saradomin para destruir os remanescentes do império de Zaros. A 2ª era tem fim quando Zamorak se volta contra Saradomin dando início, assim, às Guerras Divinas.

3ª Era - Guerras Divinas

 

Quando Guthix terminou de modelar Guilenor por completo, entrou num sono profundo. Ao dormir, não pôde mais controlar o equilíbrio entre os deuses e divindades que na época já haviam encontrado a dimensão de Guilenor. Zamorak pôde então ocupar o lugar de Zaros, seu líder, e se virar contra Saradomin, dando início às Guerras Divinas. As Guerras consistiram na liderança dos adoradores dos dois deuses ordenando batalhas entre os adoradores, muitas vezes auxiliados pelos próprios deuses, como por exemplo na criação das armaduras divinas, que duravam para sempre e protegiam os adoradores durante as guerras com o auxílio de auras lançadas pelos deuses. Consequências catastróficas das Guerras marcam o mundo até hoje. O imenso império de Zaros foi totalmente aniquilado, inúmeras raças tais como a dos Icyene, Aviantese e Ourgs foram extintas, a terra de florestas e planícies ao norte de Misthalin foi destruída e hoje se tornou a Terra Selvagem. As Guerras Divinas duraram aproximadamente 4000 anos. Guthix acordou então de seu sono e enfureceu-se com a destruição que via. Tomado por imensa fúria, Guthix socou o solo causando uma imensa destruição que terminou com as Guerra Divinas, ainda hoje há a marca no chão do local que Guthix supostamente teria socado. Uma criatura chamada Fiara guarda esse local que ainda contém a aura deixada por Guthix. Após o evento, Guthix baniu os deuses menores Armadyl e Bandos de Guilenor e proibiu Saradomin e Zamorak de interferirem diretamente nos assuntos dos mortais, e chorou. Suas lágrimas até hoje escoam numa caverna protegida por uma serpente chamada Juna (especula-se que tão amada é, que se tornou o símbolo de Guthix), que muitos acreditam ter sido um dos animais de estimação de Guthix. Guerra da Terra Selvagem


Ate hoje se sabe que a guerra mais sangrenta foi a guerra de da Terra Selvagem que teve o inicio quando os dois maiores exércitos da épocas de Saradomim e Zamorak se enfretaram na 3ª Era ,cerca 200.000 homens morreram durante essa guerra.O conflito foi marcado tambem por muitos outros seres terem participado.Historias dizem que ate hoje ossos dos seres humanos daquela época são encontrados no solo da terra selvagem.Essa guerra teve por fim de 3 dias de conflito.A guerra so terminou quando um mago chamado de Gudestren usou uma magia sagrada dos Anciãos.Devido a grande destruição da guerra.O próprio Gudestren,jogou as piores criaturas que haviam
.no reino de Guilenor na Terra Selvagem.Seus piores animais foram o Dragão Rei e Elemental Chãos.
marca o fim da terceira era.

4ª Era - Era dos Mortais

 

Após o fim da Guerra, os deuses menores e Guthix ajudaram as raças mortais (humanos, anões, goblins, ogros, gnomos, elfos e outros) a crescerem e prosperarem, gerando avanços culturais e científicos. Porém esse crescimento gerou conflitos tanto territoriais quanto ideais. Guthix não podia simplesmente eliminar os conflitos, logo estabeleceu um equilíbrio permanente entre as raças, permitindo que convivessem o máximo possível. No início da 4ª Era os humanos viviam em tribos nômades, sempre em conflito com as outras raças. Com o tempo, passaram a estabelecer vilarejos, vilas e cidades, porém nada mudava até os humanos descobrirem as magias anciãs. Por um acaso, uma criança encontrou algumas pedras marcadas e descobriu que juntando as pedras poderia criar fogo, água, ar ou terra, e muitas outras coisas. Essa criança se tornou o primeiro estudioso das magias anciãs, permitindo os humanos a dominarem o lançamento de feitiços. Com o tempo, os magos humanos também descobriram como criar as tais pedras, e as cunharam com o nome de runas. Tal manufatura é um segredo guardado, pois se as outras criaturas houvessem descoberto como criar e utilizar as runas, o sucesso dos humanos não seria tão fácil. Nessa era os elfos migram através das instransponíveis montanhas de Arandar para Tirannwn, se isolando do mundo. Surgem as primeiras vilas e cidades e todas as raças mortais prosperam, em destaque a raça humana.

5ª Era - Era Dos Humanos

 

Os pequenos vilarejos humanos se tornaram grandes cidades. Eles expandiram seu território e combinaram para formar grandes reinos. Os reinos de Misthalin e Asgarnia cresceram rapidamente e se tornaram o que são hoje. Os magos que descobriram as magias rúnicas ergueram uma grande torre no sul de Misthalin e se instalaram nela. Logo essas runas circularam para as tribos humanas vizinhas formando o Reino de Kandarin. Nasceram também vilarejos menores como Al-Kharid, Catherby e Rimmington. Por um tempo as coisas iam perfeitamente bem para os reinos humanos, porém, algumas pessoas tentaram resistir à expansão dos reinos. A mais notável guerra foram as cruzadas bárbaras. Alguns povos bárbaros condenavam o uso das runas, que traziam tanta prosperidade aos humanos, pois afirmavam que esse poder deveria ser restrito aos deuses. Eles invadiram os principais reinos humanos e destruíram, um a um, os altares de criação de runa construídos pelos magos. Entretanto, mesmo destruídos materialmente, a essência dos altares permaneceu intacta, podendo ser acessada ainda hoje pelo lado de fora com o uso de talismãs especiais. Com a destruição dos altares, as runas se tornam cada vez mais escassas até que alguns seguidores de Zamorak descobriram o suprimento de runas dos magos adoradores de Saradomin, dentro da torre dos magos. Os traidores então pilharam a torre e destruíram-na juntamente com sua biblioteca, que continha os segredos da manufatura de runas. Felizmente, a distribuição das runas por Guilenor foi extensa o bastante para restarem runas suficientes disponíveis aos magos. No atual ano de 169 da 5ª Era, o segredo da criação de runas é redescoberto durante a missão Mistério das Runas.
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